Saiba como recuperar a senha do seu cadastro e usufruir de todas as funções que a plataforma disponibiliza

Meu INSS é uma plataforma digital 100% online criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social com o intuito de facilitar a vida dos trabalhadores e segurados do INSS.

Nela você pode solicitar benefícios, serviços, realizar consultas, entre varias outras funções, que ao todo, somam mais de 20 serviços.

Serviços que a plataforma oferece

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Cadastro

  1. Acesse o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito, Meu INSS (Android e iOS);
  2. Clique em “Cadastrar senha”;
  3. Clique em “Crie sua conta gov.br”;
  4. Opte por uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;
  5. Informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
  6. Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas as imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.
  7. Assim como para saber o saldo do FGTS, ao fazer o cadastro, confirme alguns dados como nome da mãe, dia e ano do seu nascimento de nascimento.
  8. Opte por receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS (mensagem para o seu celular).
  9. Utilize o código recebido pelo celular
  10. Crie uma senha para começar a utilizar os diversos serviços do Meu INSS, além de outros serviços públicos.

Como desbloquear o cadastro do Meu INSS?

Para recuperar a senha do seu cadastro e desbloquear basta seguir esses três passos:

  1. Acessar o Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br”;
  2. Informar o CPF, clicar em continuar e depois em “Esqueci minha senha”;
  3. Selecionar a melhor opção de Recuperação de conta. Saiba quais são:

Validação Facial

Para recuperar sua senha com essa opção, você precisa ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu celular e um computador disponível.

  • Pelo computador, acesse gov.br, digite seu CPF e clique em “Continuar”. Acesse “Esqueci minha senha”, logo em seguida preencha o reCAPTCHA e “Avançar”;
  • Escolha a opção de validação facial”, clique em “não sou um robô” e depois em “Gerar QRCode”;
  • Abra o aplicativo Gov.br em seu celular e clique na opção “Ler QRCode”. Aponte a câmera do telefone para a tela do computador para que o código seja reconhecido;
  • Após, irá aparecer uma tela com dicas de como fazer a foto. Leia atentamente e, quando estiver pronto, clique no botão “Fazer reconhecimento facial”;
  • Posicione seu rosto de frente para a câmera do seu celular, clique no botão azul com imagem de câmera e siga as instruções de sorrir e piscar até o sistema validar as informações;
  • Em seguida, clique no botão OK e volte para o computador. Nele, preencha os campos com a nova senha e clique em “Concluir” e recuperar seu cadastro.

Validação por Bancos credenciados

Essa opção está disponíveis para os correntistas dos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e Santander. Basta clicar na logo do banco, fazer o login e seguir as instruções.

  • Comece acessando a opção de recuperar sua senha com “Bancos Credenciados” e clique na imagem do banco em que você possui conta;
  • Irá abrir uma página do próprio banco onde você deverá seguir os procedimentos do banco credenciado;
  • Por fim, defina sua nova senha e clique em “Concluir”.

Validação por Internet Banking

Você pode recuperar o seu cadastro pelos bancos no Internet Banking. Para isso será necessário acessar diretamente pela conta.

Confira abaixo quais os bancos que disponibilizam esse serviço:

  • Banco do Brasil;
  • Banese;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Sicoob.

Validação por e-mail

Para recuperar sua senha por e-mail acesse Gov.br e coloque o seu CPF, clique em “Esqueci minha senha”.

Preencha o reCAPTCHA para prosseguir com a alteração. Você vai seguir para a Recuperação de Conta e escolher a opção e-mail.

Logo em seguida responda novamente o reCAPTCHA e clique em “Enviar Código”, você receberá no seu email cadastrado um código para recuperação da sua senha do Meu INSS.  Volte no Meu INSS e insira o código para confirmar a mudança e fazer a nova senha.

Validação por SMS

Essa opção está disponível quando você informa o seu número de celular atualizado ao realizar o cadastro. Em Recuperação de Conta, escolha a opção “Celular”. Responda o reCAPTCHA e clique no botão “Enviar código”.

Chegará uma mensagem em seu celular informando um código de 6 caracteres. Confira, insira o código no aplicativo e clique em “Avançar”. Você definirá sua nova senha e depois “Concluir”

FONTE: JORNALCONTÁBIL